Profissionais de Educação recebem capacitação sobre projeto Defesa Civil na Escola

Nos dias 07 e 08 de março, professores e técnicos da Escola Municipal de Educação Básica Professor Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis, receberam capacitação sobre o projeto ‘Defesa Civil na Escola’. Os encontros foram mediados pelo diretor da Defesa Civil de Blumenau Adriano da Cunha e a assistência social, Luciana Schramn Correia. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil de Nova Trento, Salvio Osmar Tonini, eles destacaram a implantação do projeto em Blumenau, além de ações desenvolvidas com os alunos e o resultado prático nas comunidades.

O objetivo da capacitação é informar os profissionais neotrentinos, para que em breve, seja se implantado na Rede Municipal de Ensino, um projeto semelhante ao que ocorre em Blumenau.A princípio iniciaremos com a escola do Trinta Reis para depois darmos continuidade nas demais unidades escolares”, informa Tonini.

Salvio destaca ainda, que em Blumenau este programa está inserido na grade curricular dos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, nas séries do Ensino Fundamental, o que possibilita a continuidade das atividades a longo prazo.

Em 2015, o coordenador da Defesa Civil de Nova Trento, Salvio Osmar Tonini, acompanhado do secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Orsi, do secretário adjunto de Educação, Moacir Antônio Facchini, da supervisora do Ensino Fundamental, Janaína Taís Baraúna e da supervisora da Educação Especial, Hindyanara Antunes dos Passos estiveram em Blumenau para conhecer o programa ‘Defesa Civil na Escola’. Lá, tiveram a oportunidade de trocar experiências com os estudantes e técnicos do programa. Além disso, o grupo de Nova Trento também conheceu melhor as estratégias de ação de Blumenau em situações de emergências, além dos investimentos em infraestrutura realizados pela Administração Municipal.

Sobre o programa em Blumenau

O Programa Defesa Civil na Escola em Blumenau tem como meta principal a melhoria da qualidade de vida da população. Através dele são desenvolvidas atividades permanentes nas unidades de ensino da cidade, por meio da participação direta dos alunos, com trabalhos voltados à prevenção de desastres. Além disso, promove a conscientização sobre a importância da preservação da vida humana e diminuição de danos em situações de calamidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Blumenau

Para saber mais sobre o programa em Blumenau acesse: www.blumenau.sc.gov.br