Neotrentino Walter Fernando Piazza morre em Florianópolis
Nesta manhã de quarta-feira, 10 de fevereiro, Nova Trento perdeu um dos mais ilustres neotrentinos, o historiador Walter Fernando Piazza, 90 anos. Ele estava internado no hospital da Unimed há cerca de uma semana. Piazza está sendo velado na capela verde do cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. O sepultamento está agendado para ocorrer às 17h, desta quarta-feira.
Walter é natural de Nova Trento, porém ainda jovem se estabeleceu em Florianópolis, onde exerceu a função de professor e historiador e formou família. Ele era professor aposentado da UFSC, membro dos Institutos Históricos e Geográficos de Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e São Paulo. Além disso, era membro da Associação dos Professores Universitários de História de São Paulo e da Comissão Nacional de História do Instituto Histórico da Ilha Terceira, nos Açores. Piazza também era membro da Academia Catarinense de Letras.
Foi um dos maiores pesquisadores da história de Santa Catarina e também do Brasil, especialmente no que diz respeito à colonização, ocupação do Estado e também da história de Nova Trento.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento