Vigilância Epidemiológica monitora foco do mosquito Aedes aegypti

A Vigilância Epidemiológica de Nova Trento monitora um foco do mosquito Aedes aegypti encontrado no bairro Vígolo. A equipe coordenada pelo agente de saúde da Vigilância Epidemiológica, Hermenegildo Battisti, atua na realização dos procedimentos para combater a proliferação do mosquito, que transmite o zika vírus responsável pelos casos de microcefalia, dengue e febre chikungunya.

De acordo com Battisti, após verificar a presença das larvas do Aedes aegypti em uma armadilha, a equipe coletou amostras de água do local e encaminhou para a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina realizar testes. Em seguida, houve a confirmação de que se tratava de larvas do Aedes aegypti. “Após o resultado, iniciamos a intensificação de visitas em um raio de 300 metros, próximo ao foco para verificar a existência de possíveis criadouros. Além disso, aplicamos o abate (produto combater a larva) que foi aplicado na armadilha”, explica Battisti.

Segundo Hermenegildo, a presença das larvas na armadilha da Vigilância Epidemiológica serve de alerta para a população. “É preciso ficar atento, não deixar água acumulada, principalmente em vasos de plantas, caixas de água e outros locais recipientes. O mosquito transmite três doenças graves, e se quisermos proteger nossas famílias, todo mundo precisa fazer a sua parte”, enfatiza.

Hermenegildo conta que ele, e os também agentes de saúde, Diego Marchi e Edi Battisti, realizam visitas diariamente em pontos estratégicos da cidade onde foram instaladas armadilhas para combater o mosquito Aedes aegypti. “O município conta com 90 armadilhas e 35 pontos estratégicos onde há empresas, depósitos de mercadorias, cemitérios e grande circulação de pessoas,” informa.

As armadilhas são feita com pedaços de pneus e fixadas em uma parede. Dentro de cada armadilha o agente de saúde põe um pouco de água, que no período de 8 dias irá para análise. O procedimento é realizado para averiguar se há ou não presença de larvas do mosquito da dengue na recipiente, o que comprova a passagem dele pela cidade. “Toda semana coletamos amostras de água e enviamos para análise laboratorial em Florianópolis”, acrescenta Hermenegildo.

O agente de saúde orienta a população a redobrar neste verão, pois a estação climática é propicia para a proliferação do mosquito. “Com o calor aumentaa possibilidade de chuvas, o que gera condições para a proliferação do mosquito. A população de Nova Trento de ficar atenta porque o Aedes aegypti pode chegar ao município nos ônibus de turismo, em caminhões que transportam mercadoria ou em veículos que foram para outras regiões”, destaca Battisti.

A Secretaria Municipal de Saúde também informa que foram instaladas faixas informativas sobre o combate ao mosquito nos cemitérios do município e, em breve também serão instaladas placas.

Sobre o trabalho de prevenção

O trabalho de prevenção contra o Aedes aegypti existe há 17 anos em Nova Trento. A equipe de agentes da saúde da Vigilância Epidemiológica de Nova Trento conta com três profissionais: Hermenegildo Battisti,Diego Marchi e Edi Battisti, que percorrem a cidade para efetuar a vistoria das armadilhas.

Dicas para evitar a proliferação do mosquito

– Evitar água parada.
– Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água
– Manter totalmente fechadas caixas d’água e recipientes que possam acumular água