Nova Trento é o melhor colocado no Ranking Nacional de Transparência entre os municípios da Granfpolis

Nova Trento é o primeiro colocado dentre os municípios da Granfpolis – Associação dos Municípios da Grande Florianópolis e também líder entre os municípios do Vale do Rio Tijucas no Ranking Nacional de Transparência do Ministério Público Federal. Com a nota 8,60 o município é também o nº 33 no Estado de Santa Catarina. A avaliação ocorreu no período de 09 de setembro a 09 de dezembro de 2015.

Segundo o Ranking Nacional de Transparência, no Estado de Santa Catarina, Nova Trento está à frente de importantes cidades como: Joinville (83º), Florianópolis (100º), Brusque (142º), Chapecó (226º), Palhoça (143º), Blumenau (244º), Tubarão (251º), São José (251º) e Criciúma (296º).

De acordo com o portal de Combate à Corrupção, do Ministério Público Federal, o objetivo do ranking ‘é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez‘. Além disso, a iniciativa observou ‘aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Esse resultado reflete os esforços da diretora de Controle Interno do município, Kenia Vargas Sens, que juntamente com a Procuradoria Geral do Município e dos servidores das Secretarias Municipais que se empenham em tornar cada vez mais transparentes os atos da Administração Municipal, em cumprimento da Lei Federal nº 12.527 de 18 novembro 2011. Vale ressaltar, que no decorrer de 2015 foram realizadas diversas ações para manter os dados municipais atualizados e acessíveis pela internet.

O estudo do Ministério Público Federal avaliou os portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. A próxima avaliação está agendada para ocorrer no mês de abril. Saiba mais: http://migre.me/sNSG0

Confira o desempenho dos 22 municípios da Granfpolis:

33º – Nova Trento

39º – Tijucas | São Pedro de Alcântra