Projeto ‘Viaje na Leitura’ propõe acesso à leitura

Para construir uma cidade melhor, as iniciativas também podem surgir da comunidade. Uma ideia inovadora pode sim, transformar o modo de agir, de se relacionar e de pensar das pessoas. Um exemplo disto, é o projeto ‘Viaje na Leitura’, idealizado pela neotrentina Miria Maria Costa Tonini, que também contou com o envolvimento dos familiares para torná-lo realidade.

Miria que é pedagoga por formação, utilizou da experiência da sala de aula para incentivar o hábito da leitura na comunidade neotrentina. Com auxílio do esposo, da irmã e do cunhado uma ‘casinha’ de madeira foi instalada na Praça Del Comune, no Centro, ao lado do Ponto Informação Turísticas. Com portinhas para armazenar livros, ela convida o leitor para uma ‘Viagem pela Leitura’.

Lá dentro estão obras para todas idades, que podem ser apreciadas por quem passa pelo local, ou que tenha interesse levar o livro para casa e depois devolver. O objetivo principal do projeto é facilitar o acesso à leitura e tornar a Praça um local também de conhecimento. Além disso, a iniciativa também possibilita a doação de livros e troca de livros. As ações como esta inspiram as pessoas, e, também nos fazem refletir sobre o que podemos fazer para melhorar a cidade em que vivemos?!