Feira de Produtos Natalinos Santa Luzia é novidade em Nova Trento

Neste ano, a programação de Natal em Nova Trento tem uma nova atração: a ‘Feira de Produtos Natalinos Santa Luzia’. O evento ocorre nos dias 05 e 06 no Salão Paroquial São Virgílio e nos dias 12 e 13 de dezembro no Santuário Santa Paulina.

No dia 05, sábado, o Salão Paroquial, no Centro recebe o evento das 9h às 21h. Na ocasião, também haverá o 2º Mercado de Pulgas da Apremant – Associação de Preservação do Meio Ambiente de Nova Trento e durante o dia ocorrem apresentações musicais no coreto Nicolau Bado. A partir das 20h, a Banda Padre Sabbatini, o grupo de dança Folk Nea Tridentum e o grupo I Pargoleti se apresentam no coreto. Já no dia 12 e 13, o Santuário Santa Paulina recebe a feira, no horário das 08h às 18h.

A Feira de Produtos Natalinos Santo Luzia é resultado de uma ação do projeto do Turismo Cultural Religioso, realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Trento em parceria com o Sebrae/SC. No decorrer das últimas semanas, os participantes das feiras participaram de capacitações e oficinas voltadas à produção de doces de Natal.

A iniciativa surgiu a partir do costume difundido no município desde a sua fundação. Em Nova Trento, Santa Luzia, é lembrada principalmente nas noites do dia 12 de dezembro, vésperas das comemorações do seu dia, que celebra-se no dia 13 de dezembro. Esta tradição foi trazida pelos imigrantes do Norte da Itália e ao longo dos anos se difundiu em Nova Trento. De acordo com o costume, as crianças devem deixar um pratinho com capim para que durante a madrugada Santa Luzia passe com seu cavalinho e ele coma a oferenda, em agradecimento a Santa deixa doces, que geralmente bolachas e biscoitos de Natal.

Sobre a tradição

O Dia de Santa Luzia é uma festa religiosa católica celebrada no dia 13 de Dezembro. De acordo com a história, Santa Luzia levava alimentos secretamente para os Cristãos em Roma, que eram forçados a viverem nas catacumbas embaixo da terra.

Informações: www.wikihow.com