Dia do Conselheiro Tutelar celebra-se nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 18 de novembro celebra-se em todo o país, o ‘Dia Nacional do Conselheiro Tutelar’. Em Nova Trento, cinco conselheiros atuam na preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes neotrentinos: Altair Castilho, Neide Maria Cipriani Motta, Rita Maria Piazza, Rosemeri Tridapalli Montibeller e Yáscara Amorim Silva Souza.

Eles são responsáveis por zelar pelas crianças e adolescentes que são ameaçados ou têm os direitos violados. Entre as funções que desempenham estão: o encaminhamento, a fiscalização, a apuração e requisão de órgãos competentes quando necessário para garantir os direitos da criança e do adolescente. Porém, vale ressaltar que estes profissionais não atuam sozinhos, integram uma rede de atendimento, composta pela Secretária de Bem Estar Social e Habitação, Cras – Centro de Referência em Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Polícia Militar, Ministério.

De acordo com os relatórios de ocorrências municipais, os casos mais comuns estão ligados à negligência e maus tratos, além de casos de abandono escolar, recorrentes entre os adoslescentes.

Para atender a comunidade, os conselheiros tutelar participam constantemente de capacitações, fóruns, formações, congressos e também realizam palestras nas escolas do município. O atendimento ocorre na sede Casa da Cidadania, situada na Rua Salvador Gessele, nº 120, Centro, no horário das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Além deste expediente, os conselheiros atuam em regime de plantão 24 horas.

Sobre o Conselheiro Tutuler

Com a criação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – em julho de 1990, foi instituído a função de conselheiro tutelar, que tem o objetivo de preservar os direitos das crianças e adolescentes da comunidade onde reside

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento