Nova Trento registra 37,75 mm de chuva nas últimas 24 horas

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Trento informa à comunidade que nas últimas 24 horas choveu no município 37,75 mm. O coordenador da Defesa Civil de Nova Trento, Salvio Osmar Tonini explica que os dados são do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e alertas de Desastres Naturais -. Além disso, ele destaca que nesta manhã desta quarta-feira, 14 de outubro, o Rio do Braço apresenta 90 cm acima do nível normal, que é de 1,20 m.

Apesar deste volume de chuva não apresentar riscos de alagamentos, segue o alerta para locais onde há possibilidades de deslizamentos de terra, principalmente em  áreas consideradas de riscos. Por este motivo, o coordenador da Defesa Civil de Nova Trento, Salvio Osmar Tonini solicita aos neotrentinos que continuem atentos às condições climáticas, e, em caso de emergência devem entrar em contato através do telefone (48) 3267 – 3209 ou no celular (48) 9946 – 5655.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento Informações: Defesa Civil de Santa Catarina / Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Trento