Defesa Civil emite alerta para risco de temporais e chuvas intensas

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quinta-feira, 08 de outubro, um alerta de riscos de temporais e chuvas intensas com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, em Santa Catarina. De acordo com as informações da Defesa Civil de Santa Catarina nesta quinta-feira, 08, e sexta-feira, 09, há previsão de tempestade severa em SC, com chuva forte, alta incidência de raios, ventania (ventos que podem superar 80 km/h) e granizo.

Além disso, existe a previsão de totais elevados de chuva, especialmente entre o fim da quinta e a sexta-feira, chegando a 150-200 mm em algumas localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Essa chuva representa mais do que o esperado para o mês inteiro no Planalto Sul e Litoral Sul.

Para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte os valores previstos são menores com totais de chuva de 70 a 80 mm no período, podendo superar 100 mm em algumas localidades. O coordenador da Defesa Civil de Nova Trento, Salvio Osmar Tonini solicita aos neotrentinos continuem atentos às condições climáticas, e, em caso de emergência devem entrar em contato através do telefone (48) 3267 – 3209 ou no celular (48) 9946 – 5655.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento, granizo e tornado: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone e água devido aos raios e relâmpagos.

Tempestades severas: podem gerar tornados com pouco ou nenhum aviso prévio. Atenções para tempestades severas devem encorajar as pessoas a estarem atentas para mudanças nas condições do tempo e possíveis avisos. Os avisos de curtíssimo prazo geralmente tem duração de uma hora e, caso um tornado seja avistado, deve-se procurar um local abrigado imediatamente.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento Informações: Defesa Civil de Santa Catarina / Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Trento