Projeto ‘Conhecendo Santa Catarina’ retrata cultura indígena

Por meio do projeto ‘Conhecendo Santa Catarina’, os estudantes das turmas do 5º 01 e 5º02, da Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho, do distrito de Claraíba, expuseram no dia 17 de setembro, trabalhos sobre os povos indígenas de Santa Catarina, sob a direção das professoras Isabel Maria Bósio Costa, Maria Aparecida S. A. Pereira e Angelita Armelini.

 Os estudantes do 5º 02 apresentaram cartazes com informações sobre os povos Tupi – Guarani, Xonkleng e Kaigang. Em seguida, ocorreu uma apresentação teatral de uma lenda indígena com o tema: ‘Como surgiram as estrelas’, apresentada pelo 5° ano 01. Durante a peça teatral, os alunos vestiram roupas indígenas composta por tangas de folhas de palmeira seca, cocares de pena, além de pinturas faciais e corporais. A gastronomia típica destes povos também foi apresentada através de comidas como: pamonha, tapioca, beiju e bolo de milho, produzidos com a participação das famílias dos alunos.

 As duas turmas também produziram artigos de cerâmicas, que foram pintados com tinta guache, baseados na arte indígena e estiveram expostos para observação. Com essa experiência, os alunos do período matutino, obtiveram um vasto conhecimento sobre os povos desta etnia. A iniciativa compreende o projeto “Conhecendo Santa Catarina’, que aborda os diversos povos que formaram o estado. A próxima apresentação  tratará sobre os portugueses e açorianos.

*O texto original sobre o projeto ‘Conhecendo Santa Catarina’ foi escrito pelos alunos Antonio Carlos Wilcke Peixe e Leonardo Alessandro Kinis, que participam do projeto e nesta publicação foi adaptado para o texto jornalístico pela Assessoria de Imprensa.

 

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento