Município promove VI Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação de Nova Trento promoveu no dia 21 de agosto, a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu no auditório da Casa da Cidadania, com o tema: ‘Consolidar o Sistema Único de Assistência Social de Vez, Rumo a 2026’.

Cerca de 50 pessoas, entre trabalhadores, técnicos e usuários do Suas – Sistema Único de Assistência Social, representantes de grupos de idosos e agentes de saúde participaram da conferência. Entre as autoridades estavam presentes, o secretário Saulo Roberto Voltolini representando o prefeito Gian Francesco Voltolini, a secretária-adjunta de Bem Estar Social e Habitação, Elza Sebastiana Casagranda, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Genésio Luiz Piazza, o vereador Jucelino Marino Chini, o diretor da Defesa Civil, Salvio Osmar Tonini e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Arlete Fabris da Silva.

Durante o evento, a assessora de Assistência Social da Granfpolis – Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, Vânia Fátima Guareski Souto, que é formada em Serviço Social, ministrou uma palestra sobre o tema principal do evento e apresentou cinco eixos de trabalho:

Dimensão 1 – Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do Suas no pacto federativo,

Dimensão 2 – Participação social como fundamento do pacto federativo no Suas;

Dimensão 3 – Primazia da responsabilidade do Estado: por um Suas Público, Universal, Republicano e Federativo.

Dimensão 4 – Qualificação do Trabalho no Suas na consolidação do Pacto Federativo

* Dimensão 5 – Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

Após a palestra os participantes foram convidados a avaliar o Suas, elegeram prioridades para o município e também no âmbito estadual e nacional. Ao término das avaliações, as propostas foram discutidas e aprovadas pela plenária, que resultou em um relatório com propostas para serem encaminhadas para a X Conferência Regional de Assistência Social, que ocorre entre os dias 19, 20 e 21 de outubro, em Florianópolis. Além disso, foram eleitos os delegados municipais que representarão Nova Trento na etapa estadual.

Delegados eleitos:

Delegado (representante da sociedade civil): José Perotini e suplente Arlete Fabris da Silva.

Delegado (representante do Poder Público): Luiz Antônio Souza (assistente social da Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação) e a suplente Samanta Lazzarotto Franzoi (psicóloga do Cras).