Escola Municipal de Educação Básica Aguti lança projeto de coleta seletiva

Preocupados com o destino correto do lixo, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Aguti desenvolveu um projeto voltado à coleta seletiva. A iniciativa partiu dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, que verificaram a necessidade de haver um método eficaz de separação do lixo na escola, através dos estudos na disciplina de Ciências.

A partir do conhecimento obtido na sala de aula, o grupo percebeu que na unidade escolar não havia lixeiras suficientes para se fazer a correta separação. Além disso, outra dificuldade identificada era o destino correto, após a separação do material. Com orientações da professora Fernanda Piazza e da diretora da escola Tamires Leite, iniciaram-se as pesquisas, discussões e toda a organização e adequação do espaço escolar.

O lançamento oficial do projeto, ocorreu no dia 12 de agosto e contou com a presença de estudantes, funcionários da escola, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Roberto Voltolini e do biólogo Victor Alisson Gomes. Na ocasião, o secretário Saulo, comprometeu-se a recolher o lixo reciclável a cada quinze dias e assim solucionar o problema a destinação correta do lixo.

Já na quinta-feira, 27 de agosto, ocorreu a primeira coleta do lixo reciclável, fruto da parceria entre a Escola e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “É muito importante essa parceria para que projetos como este possam ter sucesso. Nossos alunos estão muito empenhados e felizes em poder ajudar o meio ambiente. São pequenos atos que podem mudar o mundo e a consciência das pessoas”, revela a diretora Tamires Leite.

A professora Fernanda Piazza, ressalta que os estudantes afirmam que em suas residências já auxiliam na separação do lixo, porém na escola não a praticavam. “Essa é uma realidade que precisa mudar e a escola também precisa ser um exemplo” ressalta a professora Fernanda”, diz. Além disso, a professora acrescenta que a separação do lixo se faz necessária em todas as unidades escolares, já que são locais que visam de desenvolvimento de ações sustentáveis, como a reciclagem.

Fotos: Arquivo/Escola Municipal de Educação Básica Aguti