Pesquisa aplicada na XXIII Incanto Trentino aponta desafios para a próxima edição

Na segunda-feira, 25 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento divulgou os resultados referentes à pesquisa realiza durante as festividades da XXIII Incanto Trentino. Cerca de 400 pessoas que prestigiavam a festa avaliaram o evento.

As questões foram aplicadas por alunos do Curso de Turismo e Hospitalidade da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, a partir de orientações da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O questionário tinha o objetivo de identificar o perfil dos entrevistados, bem como suas impressões sobre o evento e sobre a cidade – se visitantes.

Dos entrevistados, 51,2% foram do sexo masculino, e 21,3% pertenciam à faixa etária de 30 a 39 anos. Entre os entrevistados 28,7% eram turistas oriundos de diversas cidades da região e também do sul do estado, das cidades de Araranguá e Criciúma. Houve inclusive visitantes gaúchos, paranaenses, paulistas, cariocas e chilenos. Um exemplo de diversidade que deve ser mantido nas próximas edições.

Além disso, 68,8% dos visitantes apontaram que a imagem que possuíam em relação ao município melhorou. Itens como a sinalização turística, limpeza e segurança pública foram destacados, sendo fatores que contribuem indiretamente para o sucesso do evento.

Um dos desafios identificados para a próxima edição é o fortalecimento de ações de marketing para incentivar a estadia dos visitantes no período da Incanto Trentino, pois 67,7% dos entrevistados não utilizaram nenhum meio de hospedagem local. Estas ações visam fortalecer o mercado hoteleiro local e, consequentemente, proporcionar aos visitantes um maior aproveitamento do evento e do município em si.

Informações: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento