Sábado é Dia D contra a Poliomielite e atualização da cardeneta de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde Nova Trento informa que no sábado, 15 de agosto é ‘Dia D’ contra a Poliomielite e atualização da cardeneta de vacinação. Neste dia, os postos de saúde do bairro Besenello, Claraíba e Trinta Réis estarão abertos no horário das 08h às 17h, sem fechar para almoço. No distrito de Aguti a programação será diferenciada e não haverá atendimento neste sábado. Devem se vacinar crianças menores de cinco anos. Os pais ou responsáveis devem levar os filhos para vacinar-se na Unidade de Saúde mais próxima de onde reside, munidos da caderneta de vacinação da criança.

Nesta campanha a Galinha Pintadinha estará presente nas unidades de saúde para alegrar as crianças. Além disso, no Posto de Saúde do Besenello haverá um pula-pula. No período da manhã, a Galinha Pintadinha estará no Claraíba das 08h às 12h e no Bessenello das 10h ás 12h. No período da tarde, ela passa pelo Trinta Réis, no horário das 13h às 15h e retorna para o Besenello das 15h às 17h. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e atualização da cardeneta de vacinação segue até dia 31 de agosto.

 

Sobre a doença

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%.

Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.  

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento