Defesa Civil de Santa Catarina alerta para risco de temporal

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta manhã de terça-feira, 14 de julho, um boletim de alerta devido ao alto risco de temporal (rajadas de vento entre 60-90km/h e granizo) no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, com incidência intensa de raios, nas próximas 3 horas. De acordo com informações da Epagri /Ciram, na região da Grande Florianópolis, que inclui o município de Nova Trento, a previsão é de alerta para chuva forte e risco de temporal. Os ventos podem chegar até 60 km/h.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento, granizo e tornado: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone e água devido aos raios e relâmpagos.

Tempestades severas: podem gerar tornados com pouco ou nenhum aviso prévio. Atenções para tempestades severas devem encorajar as pessoas a estarem atentas para mudanças nas condições do tempo e possíveis avisos. Os avisos de curtíssimo prazo geralmente tem duração de uma hora e, caso um tornado seja avistado, deve-se procurar um local abrigado imediatamente.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Informações: Epagri Ciram / Defesa Civil de Santa Catarina