Paróquia São Virgílio celebra festa do padroeiro neste fim de semana

Iniciou na quinta-feira, 02 de julho, as comemorações da festa do padroeiro de Nova Trento, São Virgílio. A programação conta com diversas celebrações religiosas e festa social. Durante todos os dias haverá completa serviço de bar e cozinha, além de brinquedos e pescaria para as crianças. No primeiro dia de festividades ocorreu a inauguração da Capela do Santíssimo, situada dentro Igreja Matriz, que é fruto da colaboração dos ‘homens do terço’ e também da comunidade neotrentina.

Confira a programação:

Tríduo de Preparação: Dias 2, 3 e 4
Tema Geral: “E
m Tudo, Amare Servir” (EE,233).

SextaFeira – Dia 03 de julho de 2015: Comércio, Indústriae Empreiteiras
19h – Santa Missa,
com tema: “Maioréquem serve” (CF. Mc 10,43).
21h – Banda Sentido Obrigatório – B
anda Neotrentina
23h – Show com T
iago Silva.

Sábado – Dia 04 de julho de 2015: Pastoral da Juventude

19h – Missa solene em honra do Padroeiro, comFeliz équem serve” (CF. Jo 13,17).
21h – Banda
Amados do Eterno
23h – Show com a dupla
Felix e Marcelo
A pescaria e os brinquedos para as crianças estarão abertos durante o sábado, a partir das 13h.

Domingo – Dia 05 de julho de 2015: Festa da Unidade
9h – Missa solene em honra do Padroeiro S
ão Virgílio com a participação dos Padrinhos e Madrinhas e de todas as comunidades.
10h – Tradicional apresentação da B
anda Musical Padre Sabbantini
10h – Início das seguintes atividades: Etapa do Torneio Municipal de Mora, Gincana para os
catequizandos e demais participantes.
12h – Almoço familiar.
16h – Show com
Zé Marcos

Quem foi São Virgílio

Virgílio nasceu em Roma e vivia com a família na belíssima região montanhosa trentina. Ele foi consagrado bispo de Trento por Ambrósio, que era bispo de Milão e tinha autoridade por todo o norte da Itália. Vigílio engajou-se de corpo e alma, sob tutela de Ambrósio, a combater e erradicar o paganismo de sua região. Para auxiliá-lo, recebeu mais três sacerdotes missionários, Sisínio, Martiro e Alessandro, todos vindos do Oriente.

Depois de dez anos de trabalho missionário, uma tragédia ocorreu. Uma discórdia em Sanzeno, entre os seguidores dos antigos cultos pagãos e um cristão que se negava a venerar Saturno, acabou colocando parte da população contra os três missionários, auxiliares de Vigílio. Eles foram mortos e queimados.

O bispo Vigílio morreu no dia 26 de junho de 405. Segundo uma antiga tradição sobre seu martírio, ele teria sucumbido após ter recebido alguns coices de cavalo, no Vale Rendena. Como não foi socorrido, agonizou até a morte. Suas relíquias mortais estão sob a guarda da catedral da diocese de Trento, onde são veneradas no dia do seu trânsito.

Informações: http://www.paroquiasaovirgilio.com/santo-do-dia/