Programa de Combate ao Tabagismo abre inscrições a partir de segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento informa aos neotrentinos que a partir da próxima segunda-feira, 22 de junho, a partir das 9h, estão abertas as inscrições para o Programa de Combate ao Tabagismo. O grupo será formado na Unidade de Saúde Madre Paulina, no Centro. Os interessados devem entrar em contato com o setor de psicologia da Unidade Básica de Saúde, no Centro.

Sobre o Tabagismo

O tabagismo é considerado pela OMS – Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).

A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia.

Para quem deseja parar de fumar, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), oferece tratamentos gratuitos. O serviço, que já conta com a adesão de mais de 600 mil pessoas em todo Brasil, inclui apoio psicológico e terapia com medicamentos, bem como atendimentos educativos e terapêuticos.