Secretário de Turismo avalia missão na Europa

Após onze dias em uma missão empresarial de benchmarkig na Europa, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Eluisio Antônio Voltolini destaca as principais impressões da viagem. “Foi uma experiência muito produtiva, principalmente porque os empresários demonstraram verdadeiro interesse em aplicar os conhecimentos obtidos na viagem em seus estabelecimentos”, informa.

Segundo Voltolini, a comitiva visitou empreendimentos e pontos turísticos relacionados a todos segmentos de atuação do grupo que integra o projeto. “Visitamos cafés, hospedagens, vinícolas, fábricas de cervejas artesanais, escola de gastronomia, fábrica de sorvetes, além de locais voltados ao turismo religioso, inclusive a casa paterna de Santa Paulina”, relata.

Na Itália, Eluisio destaca a recepção das autoridades de Vigolo Vattaro, local onde Amábile Visentainer nasceu e da mesma forma em Trento por parte das Associações Trentino Nel Mondo e Unione Famiglie Trentine All’ESTERO. “Por onde passamos, também fomos acolhidos por Italianos que conhecem Nova Trento e não mediram esforços em auxiliar, informar e orientar os trabalhos do grupo sempre com muita competência”, explica.

Ele ressalta ainda, que o Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura de Nova Trento ainda não terminou. A próxima ação do grupo é uma reunião que fará o balanço da missão e também tratará sobre a participação do grupo na peregrinação “Caminhos de Santa Paulina”, que ocorre no dia 13 de junho. “Agradeço as autoridades dos municípios participantes do projeto em especial Nova Trento e os coordenadores regionais do Sebrae e seus consultores que nos proporcionaram a possibilidade de participarmos dessa ação, bem como os empresários que aceitaram o desafio em participar dessa missão técnica” completa.

Sobre a missão

O benchmarking é um processo de identificação, assimilação e de adaptação de boas ou melhores práticas, que são utilizadas por organizações, entidades, empresas, destinos, e que podem vir a melhorar os negócios dos participantes do projeto. Por este motivo, além de conhecer pontos turísticos da Itália e Alemanha, a comitiva teve  a oportunidade de participar de oficinas que possibilitaram novos conhecimentos.

O embarque dos participantes ocorreu no dia 18 de maio a viagem seguiu até o dia 29 de maio. Integraram o grupo, o prefeito Gian Francesco Voltolini, o secretário municipal de Cultura e Turismo Eluisio Antônio Voltolini, Arno José Battisti Archer Junior, Marcos Wolf, Maria José Montibeller Dalri, Bruna Orsi, Francielle Cassaniga Battisti e Gilmar Battisti, Moisés Tambosi, André Aladeu Orsi, Edu Elias Feller, Odair Francisco Bastiani, Marcos Jaboski, Alcides Valentim Wolf, Ivete Dell’Antonia, Lilian Teresinha Dalbosco, Kelly T. Marchiori, Fábio Coelho (Tijucas), Valdir Orsi Junior (Tijucas) , Otto Walter Schimdt consultor do SEBRAE e Alan D. Claumann Coordenador Est. da Carteira de Turismo (Sebrae).

Sobre o projeto

O ‘Projeto Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas’, foi elaborado pelo Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Trento e lançado em agosto de 2014, com intuito de qualificar e profissionalizar os serviços prestados ao turista que visita Nova Trento. Além disso, objetiva fomentar a visitação das cidades que são utilizadas como acesso ao Santuário Santa Paulina e aumentar a permanência destes no Vale.

Desde o início do projeto as ações são destinadas aos empresários, gestores municipais e entidades do Vale do Rio Tijucas, que já passaram por capacitações e aperfeiçoamento por meio consultorias da equipe do Sebrae/SC, reuniões de trabalho mensais, visitas técnicas em cidades turísticas do segmento religioso e inclusive participaram da 1ª Vitrine Religiosa e do Congresso Catarinense de Turismo Religioso.