Dados sobre imunização serão informatizados no município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e Saúde de Nova Trento, através do setor de vacinação informa aos neotrentinos que os dados sobre imunização passarão a ser informatizados. Esta medida é uma exigência do Ministério da Saúde que determina o cadastro de informações dos municípios no SI-PNI – Sistema de Informação Programa Nacional de Imunização.

O objetivo do sistema é possibilitar uma avaliação sobre ocorrências de surtos ou epidemias, a partir do registro das vacinas realizadas e da quantidade de pessoas vacinas, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, também será possível controlar do estoque de vacina necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

De acordo com a vacinadora Sonia Moresco, o atendimento segue normalmente. “A partir desta mudança, será preciso apresentar o Cartão Nacional do SUS para realizar a vacinação”, diz. Além disso, ela explica que a partir de agora, os profissionais da saúde terão acesso as informações em nível nacional, emissão de segundas vias, emissão relatórios, registros de doses, por exemplo.