Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra o HPV nas escolas

Nesta terça-feira, 24 de março, a Secretaria Municipal Desenvolvimento Comunitário e Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Nova Trento realiza a vacinação contra o Papiloma Vírus Human – HPV, na Escola Municipal de Educação Básica Professor Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis.

Na quinta-feira, 26 de março, a programação de vacinação segue na Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho, no bairro Claraíba no período matutino e vespertino. No dia 31, a vacinação ocorre na Escola Municipal de Educação Básica de Aguti.

A novidade, é que em 2015, a faixa etária passou de 9 a 11 anos de idade. A expectativa do Ministério da Saúde é a de vacinar 4,94 milhões de meninas em 2015. Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero.

Além das escolas municipais, a equipe da vacinação imunizou também as estudantes da Rede Estadual de Ensino da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, no Centro.

De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012.