Triagem neonatal ocorre nesta terça-feira no Posto de Saúde do Centro

A Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Saúde de Nova Trento, por meio do setor de Fonoaudiologia, informa aos neotrentinos que nesta terça-feira, 10 de março, ocorre a ‘Triagem Auditiva Neonatal’, conhecida como ‘Teste da Orelhinha’. O procedimento é realizado no período vespertino na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro. Para realizar o exame não é preciso agendar horário.

A Triagem Auditiva Neonatal, o ‘Teste da Orelhinha’, é um exame importante para detectar se o recém-nascido apresenta problemas de audição. É recomendado que o bebê seja submetido à avaliação antes do primeiro trimestre de vida, a sua execução  é indolor e não tem contra indicação.

O exame baseia-se na produção de certo estímulo sonoro, bem como na percepção do retorno desse estímulo (eco). O registro é feito através do computador verificando se a cóclea (parte interna da orelha) está normal, ou seja, em funcionamento. No caso de suspeita de alguma anormalidade após a realização da triagem auditiva neonatal, o bebê é submetido a exames complementares para, então, se chegar ao diagnóstico da perda auditiva.