Nova Trento sediará em fevereiro 1ª Vitrine Religiosa

O município de Nova Trento sediará entre os dias 20 e 22 de fevereiro a 1ª Vitrine Religiosa, no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. O evento é mais uma ação do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas, coordenado pelo Sebrae/SC, em parceria com o Santuário de Santa Paulina, o Ministério do Turismo, a prefeitura de Nova Trento e municípios de São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino, além do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte e SANTUR. Durante os três dias de evento, serão realizados o Congresso Catarinense de Turismo Religioso e a Feira de Roteiros Turísticos e Produtos Religiosos.

Na Feira, expositores de produtos e serviços ligados ao turismo religioso irão mostrar as atrações dos dez principais destinos religiosos de Santa Catarina e dos municípios do Vale do Rio Tijucas, denominado Vale Sagrado Catarinense. “Além disso, estamos organizando uma vasta programação paralela, como a Caminhada Noturna pelo Santuário de Santa Paulina, apresentações com músicos religiosos, gastronomia típica, visitas e degustação as vinícolas do município e encontros dos Destinos Religiosos”, explica o Diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/SC, Engº Sérgio Fernandes Cardoso.

O Congresso Catarinense de Turismo Religioso será dividido em dois dias, sendo que um deles abordará o Turismo Religioso com temas sobre o desenvolvimento de roteiros e produtos turísticos, comercialização, perfil do consumidor, tendências e empreendedorismo no segmento. No segundo dia, a temática será sobre Fitoterápicos e Tratamentos Naturais envolvendo assuntos sobre a Pastoral da Saúde, uso de fitoterápicos na rede pública de saúde e nutrição funcional, além do relato de experiência do Centro de Terapia Natural do Santuário de Santa Paulina.

A região de Nova Trento recebe mensalmente 60 mil visitantes. Apesar disso, detectamos que a região precisa agregar valor aos seus produtos, ampliar a permanência dos visitantes e diminuir a sazonalidade. As peregrinações que atualmente são sazonais necessitam também de uma divulgação dirigida para uma maior permanência dos peregrinos aproveitando as estruturas e diferenciais turísticos dos municípios participantes. Essa Vitrine Religiosa é o primeiro passo para mudarmos esse cenário e tornar a região referência nacional de excelência no turismo religioso”, comenta Sérgio.

O quê: 1ª. Vitrine Religiosa

Quando: 20, 21 e 22 de fevereiro