Campanha de combate ao borrachudo têm sequência no município

Um encontro no Salão Paroquial São Virgílio, em Nova Trento, marcou a sequência da campanha de combate ao borrachudo, na quinta-feira, 05 de fevereiro. Os coordenadores voluntários de 19 comunidades de Nova Trento receberam o produto BTI (Bacillus Thurigensis variedade Israelense) responsável pelo controle do inseto. O produto foi adquirido por meio de uma parceria entre a Administração Municipal e as comunidades.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Roberto Voltolini agradeceu a presença dos voluntários e destacou o trabalho realizado por eles. “O sucesso da campanha de combate ao borrachudo só é possível porque vocês não desistiram do programa, porque cada um faz a sua parte”, disse.

Na ocasião, a expansionista da Epagri, Cinelândia Maria Venier Cipriani relembrou os desafios da implantação do programa de combate ao mosquito no município e evidenciou a participação das comunidades neste período. “Na época não haviam recursos disponíveis para desenvolver o programa, mas, graças ao envolvimento da população conseguimos iniciar”, recorda.

Cinelândia ressaltou que além da questão financeira, outro ponto desafiador foi obter conhecimento sobre o borrachudo. “Havia poucos estudos sobre o inseto, então busquei auxílio junto às estações de pesquisa da Epagri de Camboriú e Joinville”, diz.

Durante o encontro ela também agradeceu aos líderes comunitários que acreditam no programa desde a criação. Um exemplo, é o senhor Elizeu Voltolini, morador da comunidade Baixo Pitanga, que foi um dos primeiros a aderir a ideia. “Eu ajudo desde que começou a campanha, é muito importante. E na minha comunidade as pessoas também ajudam”, relata.

No encontro a expansionista da Epagri esclareceu dúvidas e alertou sobre a importância da limpeza dos ribeirões, da coleta de lixo e do reflorestamento das mata ciliares.