Ideb de Nova Trento está acima da médida nacional nos anos iniciais

O Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2013 do município de Nova Trento está acima da média nacional nos anos inicias (1° ao 5° ano) do Ensino Fundamental e se iguala à Média Nacional nos anos finais ( 6° ao 9° ano). Na Rede Municipal de Ensino de Nova Trento, o índice nos anos iniciais do ensino fundamental está acima da Média Nacional com 5.4 e nos anos finais se iguala à média nacional com 4.2.

Os resultados positivos são decorrentes de um conjunto de esforços da equipe da Secretaria Municipal de Educação, das direções, professores, coordenadores, pais e alunos das Unidades Escolares, enfim todos estão de parabéns.

Em 2013, a Administração Municipal investiu em formação específica para os professores sobre os indicadores da Prova Brasil de Português e Matemática, que trabalharam com as turmas onde as provas foram aplicadas, além da formação ofertada para os professores de modo geral.

Para os próximos anos novas ações e estratégias como concurso público, melhoria da infraestrura da rede municipal de ensino, reformulação do plano de carreira do magistério, atualização da Proposta Pedagógica Municipal, do Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar das Unidades Escolares, Programa de Formação Continuada, entre outros serão realizadas. Esse conjuto de ações contribuirão para continuarmos progredindo rumo a educação de qualidade no município de Nova Trento.

O Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Criado pelo Inep em 2007, reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações (resultado do índice de aprovação e Prova Brasil) . Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Publicação: Marcia Peixe –
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Texto: Secretaria Municipal de Educação /  (Fonte: INEP setembro/2014)