Cidasc captura morcegos no interior do município

Os médicos veterinários da Cidasc, Leonardo Castro e Anderson Silva, capturaram na noite de quarta-feira, 27 de agosto, dois morcegos hematófagos na localidade de Valsugana, em Nova Trento. A ação foi ocorreu simultaneamente em três propriedades vizinhas, redes foram posicionadas estrategicamente ao redor das estrebarias onde pernoitam os animais que estavam sofrendo ataques.

Nesta ocasião foram capturados dois morcegos da espécie 'Desmodus rotundus' que é responsável pelos ataques. Os morcegos receberam aplicação de pasta vampiricida e, em seguida, foram libertados. Esta técnica permite que, ao retornar para seus abrigos, estes morcegos causem a morte de vários outros morcegos em suas colônias.

As capturas de morcegos hematófagos são ações permanentemente realizadas pela Cidasc como parte das atividades previstas pelo Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros. Elas tem o objetivo de reduzir a população destes animais quando surgem ataques aos rebanhos. Os morcegos podem transmitir a raiva para qualquer mamífero, inclusive seres humanos. Esta doença é fatal e não tem tratamento eficaz.

A Cidasc ressalta que ninguém deve tentar capturar morcegos por conta própria e nem manipular este tipo de animal. Os casos de ataques devem ser notificados à Cidasc de seu município. 

 

Informações: CIDASC  Nova Trento / Auxiliar Adm. Camila Ohana

Contato: (48) 3267 – 3217

  Publicação: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento