Nova Trento adere ao movimento ‘Agosto Azul”

Em alusão ao mês de prevenção contra o câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e Saúde de Nova Trento mobiliza a população sobre os riscos da doença. O município integra o movimento nacional promovido pelo Ministério da Saúde com intuito de prevenir o câncer de próstata e também realizar o diagnóstico precoce.

Em Nova Trento, as Unidades Básicas de Saúde, o coreto Nicolau Bado, Praça Getúlio Vargas e a sede da Prefeitura Municipal receberão as cores da campanha para incentivar a mobilização. No próximo sábado, 16 de agosto, ocorre o 'Dia D' com entrega de requisições de exames para homens acima de 45 anos, além da entrega de folders, verificação de pressão e teste de glicemia (HGT). A ação será realizada na Praça Del Comune, em frente a Prefeitura a partir das 9h.


Saiba mais

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Estimativa de novos casos: 68.800 (2014)

Número de mortes: 13.129 (2011 – SIM)

 

Informações: Secretaria Municipal de Saúde / IINCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento