Grupo do Hiperdia são conduzidos com nova metologia de atendimento

Os neotrentinos que participam do grupo de Hipertensos e Diabéticos – Hiperdia de Nova Trento, tem percebido mudanças nos encontros mensais realizados em diversas comunidade do município. Isto porque, os profissionais da ESF – Estratégia Saúde da Família e do Nasf- Núcleo de Apoio à Saúde da Família têm refletido, sobre uma forma de modificar essa cultura, a fim de que a comunidade vá ao grupo não apenas para buscar um remédio, mas que deseje buscar saúde.

Tendo em vista a satisfação encontrada nos participantes dos grupos nos dias em que foram realizadas as rodas de conversa do projeto “A vida é tão rara”, a escolha dos profissionais, junto ao secretário de Saúde, foi ampliar a ideia das rodas de conversa, a fim de que sejam abordados outros temas, junto a diferentes profissionais.

A partir do mês de junho, os participantes serão contemplados com um cronograma que compreende cinco diferentes temas: “A vida é tão rara”, “AVC”, “Hábitos Alimentares”, “Uso racional de medicamentos” e “Saúde, simples assim”. A programação segue até o mês de outubro e pretende atingir os 19 grupos Hiperdia do município.

De acordo com a psicóloga Ariany Maçaneiro da Silveira, os temas existem para dar um norte ou, popularmente falando: 'para dar o pontapé inicial'. Não se trata de uma palestra. A ideia é construir o conhecimento junto à população, a partir das dúvidas, mitos e considerações trazidas por cada participante.

Com essa proposta, a equipe de Saúde da Família consegue contemplar os objetivos preconizados na legislação do SUS – Sistema Único de Saúde. A equipe espera que, assim como já tem ocorrido nos grupos que já experimentaram essa atividade, a ida ao local de encontro do grupo não seja mais concebida pela comunidade como uma atividade massante e obrigatória, mas que as pessoas tenham prazer de estar ali, com troca de conhecimentos, ideias e experiências de vida. Após este tipo de atividade, cada um – seja profissional ou membro da comunidade – retorna para casa diferente, acrescido de novos saberes e possibilidades!


Informações e fotos: NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família

 

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento