Nova Trento Instala Estação Hidrológica de Monitoramento

A Prefeitura municipal de Nova Trento, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, instalou uma estação hidrológica para monitoramento do Rio do Braço,  projeto desenvolvido em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Integração e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O equipamento é alimentado por energia solar, contém um pluviômetro, uma câmera para captação de imagens instantâneas do rio e um radar para transmissão de dados e de imagens. A instalação foi concluída no dia 14 de maio. “este equipamento é inédito no município, nunca na história de nossa cidade tivemos um aparelho desses, ele terá uma grande importância no monitoramento pluviométrico do nosso maior rio em épocas de chuvas intensas e nós auxiliará no monitoramento e alerta das áreas de maior risco de inundações em Nova Trento”, destaca o coordenador da Defesa Civil Municipal, Eduardo Fabris da Silva.

A estação hidrológica foi instalada na Ponte do Salto e está interligada ao sistema de monitoramento gerenciado pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, de Cachoeira Paulista, São Paulo, que fornece, por transmissão on-line, dados precisos que serão  utilizados pela Defesa Civil Municipal em situações de chuvas intensas no município.

Publicação: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Informações e fotos: Eduardo Fabris da Silva