Combate à Tuberculose é celebrado nesta segunda-feira
Esta segunda-feira, 24 março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, por este motivo, a Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Saúde de Nova Trento, por meio da Vigilância Epidemiológica informa aos neotrentinos dados sobre a doença e principalmente como identificá-la. Fique atento aos sintomas e procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
O que é Tuberculose?
A doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo como os ossos, ruins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).
O que fazer para prevenir?
Vacinar as crianças recém-nascidas com a vacina BCG, para protegê-las das formas mais graves da doença. Lembre-se: os adultos não são protegidos pela vacina. Portanto, fazer o diagnóstico e iniciar o tratamentomais rápido possível, é a melhor forma de evitar a transmissão da doença.
Como é transmitida a tuberculose?
Tuberculose é transmitida de pessoa à pessoa. Ao espirrar ou tossir,o doente expele as bactérias (bacilo de kock) nas pequenas gotas de saliva,que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminado-a.
Tratamento
O tratamento deve ser feito em um período mínimo de 6 meses sem interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
Quando suspeitar?
O principal sintoma da tuberculose é a tosse (com ou sem catarro) por mais de 3 semanas seguidas. Pode ser também acompanhada por estes sintomas: perda de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e sudoreses noturnas.
Importante
* Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença;
* A medicação para o tratamento da tuberculose é fornecida gratuitamente pelo SUS;
* As pessoas próximas ao doente tambem precisam ser examinados;
* 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento