Palestra do Plano de Posicionamento para o Turismo de Nova Trento ocorreu na terça -feira

A Prefeitura de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo iniciou na terça-feira, 18 de março, o ciclo de palestras compreende o Plano de Posicionamento para o Turismo de Nova Trento, do qual o município foi contemplado com o projeto do Ministério do Turismo em 2013.

A palestra ocorreu nas dependências da Casa Dei Nonni, centro, às 19h, com o tema: “Promoção da Acessibilidade como estratégia de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, com Mobilidade Reduzida e da Pessoa Idosa”. O conteúdo apresentado no evento consiste na sensibilização dos profissionais do turismo, entre eles presentes na ocasião,  gestores públicos de cidades vizinhas, gestores do setor privado, além dos estudantes do curso de Turismo e Hospitalidade da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola.

A palestra foi ministrada pelo consultor em Gestão Estratégica, Álvaro Ornellas, que desenvolveu projetos de gestão turística para o Ministério do Turismo destinados a 120 cidades do Brasil. Ornellas enfatizou o conceito de acessibilidade com exemplos práticos que podem ser aplicados no município, tendo em vista principalmente a questão da arquitetura dos ambientes.

O prefeito, Gian Francesco Voltolini, ressaltou a importância desta iniciativa para Nova Trento. “Este é um passo inicial do projeto de posicionamento do Turismo Religioso, é o momento de mostrar para ao Ministério do Turismo o potencial do município. É preciso mostrar que existimos como segmento do turismo religioso, para isto estamos desenvolvendo da melhor forma este projeto”, enfatiza o prefeito.

O palestrante reforçou a iniciativa do município em promover a regionalização do turismo, que Nova Trento propôs através deste projeto. “É preciso pensar que as cidades vizinhas também precisam oferecer bons serviços, assim como Nova Trento, todos tem dever de casa para fazer, temos vários fatores para melhorar”, enfatiza.

O ex-prefeito Orivan Jarbas Orsi e agora assessor de projetos ressaltou relevância do Ministério do Turismo em reconhecer o segmento do Turismo Religioso, diferenciando-o do Turismo Cultural. “Acompanhei a abertura do projeto para as cidades enviar as propostas e entre várias cidades, Nova Trento foi contemplada. Temos que levar a ideia da regionalização para frente, o 'Corredor da Fé é um exemplo disto, são várias cidades que possuem diversos atrativos religiosos, por isso a iniciativa dos municípios vizinhos também estarem preparados para receber quem nos visita”, explica Orsi.

Assim como citou Orivan, o secretário municipal de Cultura e Tursimo, Eluísio Antônio Voltolini reforçou o compromisso de Nova Trento realizar um bom trabalho durante o projeto, para que a cidade e a região tenha o merecido reconhecimento no segmento turístico religioso.

Além disso, outra profissional diretamente envolvida neste projeto é a secretária-adjunta de Planejamento e Gestora de Convênios e Contratos da Prefeitura, Janaina Barauna. “Nosso intuito é mostrar as potencialidades do município, que possui dois Santuários, bem como aperfeiçoar as condições de acolher os nossos visitantes”, finaliza.

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento