Nova Trento participa do IV Curso de Preparação de Pretendentes à Adoção

Nesta quarta-feira, 12 de março a Juíza Liana Bardini Alves e o promotor da comarca, Nilton Exterkoetter, participam do IV Curso de Preparação de Pretendentes à Adoção da Comarca de São João Batista. Eles abordarão aspectos legais e jurídicos sobre a adoção, a partir das 18h30, na Eescola de Educação Básica São João Batista. O Centro de Referência de Assistência Social Nova Trento – CRAS, apoia e participa da iniciativa desde o início do curso no dia 06 de março.

 
Na próxima semana os encontros ocorrem no CRAS Nova Trento, situado ao lado da Casa da Cidadania. No dia 18 de março a partir das 18h30, haverá exibição de filme e reflexão sobre a adoção tardia. Já no dia 20 de março serão apresentados os aspectos psicológicos da adoção.


 
Sobre o Curso de Preparação de Pretendentes à Adoção

 
A partir da Lei 12.010/09, conhecida como Nova Lei de Adoção, os procedimentos relativos à aplicação de medidas de proteção a crianças e adolescentes passaram a ser obrigatórios, dentre eles, a preparação psicossocial e jurídica dos pretendentes. Para tanto o curso torna-se obrigatório para os casais que pretendem adotar, assim como para os casais já inscritos no CUIDA (cadastro único para adoção) e que ainda não participaram do curso sob pena de cassação de suas inscrições no cadastro (Lei 12010/2009, Art.6º).

 
O principal objetivo do curso é o de instrumentalizar, informar e orientar os casais sobre os aspectos legais, jurídicos, psicológicos e sociais que envolvem todo o processo de adoção, assim como discutir questões referentes às implicações acerca da maternidade e paternidade na atualidade.

 

Texto: Marcia Peixe –
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Informações e fotos: Equipe Cras