Pesquisa Regionalizada identifica perfil público que visita o Vale
O Prefeito Municipal de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, o vereador neotrentino, Jucelino Chini, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Eluísio Voltolini e as colaboradoras da secretaria, Denize Berttoti e Márcia Regina Grott Feller, estiveram em Botuverá na tarde de quarta-feira, 06, para a solenidade de divulgação dos resultados obtidos na primeira Pesquisa da Demanda Regionalizada do Vale do Rio Tijucas.
O secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky conduziu a apresentação dos dados aos representantes dos municípios de Nova Trento, São João Batista, Major Gercino, Canelinha, Tijucas, Brusque, Botuverá e Guabiruba. O secretário de Turismo e Cultura de Nova Trento, Eluísio Antônio Voltolini, coordenador regional da pesquisa, enfatizou a necessidade de dar seguimento as ações, “Precisamos dar continuar o trabalho. Espero que este estudo sirva como ferramenta para os municípios para atrairmos mais pessoas”, diz.
Já, Valdir Walendowsky, secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, reforçou a importância da iniciativa pública e da privada, em investir na preservação das características naturais e culturais das cidades. “Nós temos estar atento ao potencial de cada município, temos que ser diferente através do original. Resgate as tradições, cuide da natureza, e Santa Catarina é privilegiada por isto”, ressalta.
Na oportunidade, o Prefeito Gian Francesco Voltolini e o vereador, Jucelino Chini, solicitaram ao secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, o apoio para o asfaltamento do acesso ao Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, popularmente conhecido como Morro da Cruz.
A Pesquisa da Demanda Regionalizada do Vale do Rio Tijucas é inédita em Santa Catarina. A coleta de dados ocorreu nas cidades de Brusque e Tijucas, no período de nove dias, de 14 a 25 de agosto de 2013. O estudo constatou que o perfil dos entrevistados em trânsito pela região é de passantes 64,25%, que utiliza as cidades para se deslocar outro local. Além disso, 11, 05% são turistas, 9,69% são excursionistas e 15,01% são residentes. No item destinado à permanência na cidade, a pesquisa revelou que o público, passa mais tempo na cidade Brusque, seguidos por Nova Trento, Tijucas, São João Batista, Canelinha, Guabiruba, Botuverá e Major Gercino. O gasto médio realizado nas passagem gira em torno de R$ 287, 11 por dia.
O automóvel é o meio de transporte mais utilizado para transitar entre as cidades envolvidos, com índice de 67, 86%. Ao visitar a região, o público se hospeda em casas de amigos ou parentes, o que também está relacionado ao motivo da viagem. Entre os atrativos turísticos visitados foram citados: Santuário Santa Paulina (Nova Trento, Santuário Nossa Senhora de Azambuja (Brusque), Parque Ecológico Zoobotânico (Brusque), Parques das Grutas (Botuverá), Museu Histórico de Tijucas, Museu da Cultura Italiana (Nova Trento), Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro (Nova Trento), compras em Brusque, em Canelinha, São João Batista e Bondinhos Aéreos Parque Colina (Nova Trento).
Texto: Marcia Peixe
– Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento