Secretaria de Bem Estar Social e Habitação encaminha morador de rua para tratamento médico
A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da secretária-adjunta de Bem Estar Social e Habitação, Elza Casagranda, realizou na última sexta-feira, 6 de setembro, o encaminhamento do morador de rua Adoaldo Ignácio Vieira ao tratamento médico, na Unidade de Internação Psiquiátrica – IPQ em São José.
Adoaldo tem 49 anos, é natural de Florianópolis e há 6 anos vivia nas ruas de Nova Trento. Em função de uma série de problemas de saúde, ficou impossibilitado de se locomover e atualmente está em uma cadeira de rodas.
As tratativas para ajudar Adoaldo, iniciaram no mês de agosto, quando a secretária-adjunta, Elza Casagranda, auxiliada pela equipe do CRAS, vereador Jucelino Chini, a escrivã da Polícia Civil do município, Teresinha Ana Cristofolini e com apoio da assessoria do deputado estadual Silvio Dreveck conseguiram vaga para Adoaldo no centro de internação.
Através do trabalho prestado pela escrivã Teresinha Ana Cristofolini, foi possível localizar os endereços dos familiares de Adoaldo, sendo estes repassados ao serviço social do IPQ onde ele está internado e a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, sua cidade natal. “Foram muitos dias de trabalho até conseguir a possibilidade de encaminhar ele para um tratamento digno. Acima de tudo ele é um ser humano e precisa de cuidados”, ressalta Elza.
Durante a passagem de Adoaldo no município, a Prefeitura Municipal de Nova Trento disponibilizou os serviços prestados pelas secretarias, além disso, ele contou com a ajuda dos vários neotrentinos que lhe forneciam alimentação, roupa e banho. Vale destacar, que muitas vezes a comunidade tinha vontade de ajudá-lo, porém ele resistia pela vontade de permanecer nas ruas.
Nesta segunda-feira, 09 de setembro, a secretária-adjunta, Elza Casagranda e o vereador Jucelino Chini foram a Florianópolis, na Secretaria de Assistência Social. Lá, foi feito contato com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – CENTRO POP, que a partir da alta no IPQ, assumirá os cuidados de Adoaldo.
O Centro POP é responsável por atender pessoas em vulnerabilidade social, oferecendo atendimento de profissionais como assistentes sociais e psicólogos, realiza atividades voltadas para construção de novos projetos de vida e disponibiliza alimentação e higiene pessoal.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa –
Prefeitura Municipal de Nova Trento