Desfile Cívico propôs reflexão sobre a realidade do Brasil
O Desfile Cívico de 7 de setembro, realizado no último sábado, apresentou a comunidade neotrentina uma reflexão sobre reivindicações dos brasileiros nestes 191 anos de Independência do país. O tema central do desfile foi as manifestações realizadas pela população, intitulado, “E o povo falou”.
O Centro de Educação Infantil Padre Rossi, representou a educação infantil do município, com a faixa “Verás que um filho teu não foge à luta”, um chamamento feito pelas crianças de que não se deve fugir à luta quando a motivação é a construção de um Brasil livre, irmão, gigante em sua natureza humana e ambiental.
A Escola de Educação Fundamental Padre José da Poian e a Escola de Educação Fundamental do Pitanga trouxeram a presença das Associações de Pais e Professores
das respectivas escolas, que atuam na captação e aplicação de recursos. O Conselho Escolar também foi evidenciado como um importante órgão na gestão das unidades escolares.
Além disso, as escolas levaram para a rua o tema segurança. Cartazes ilustraram as principais formas de segurança que a sociedade exige. Membros da Polícia Militar, da Aeronáutica e de empresas de segurança privada acompanharam os estudantes.
A Escola de Educação Fundamental João Bayer Sobrinho resgatou a preocupação com o meio ambiente e os cuidados com a natureza. A turma do 5° ano levou cartazes de paisagens, com frutas, árvores, ervas e representaram os primeiros habitantes do Brasil, os índios, com cocares, arcos e flechas.
Os estilos de vidas transformados pela modernidade e pela industrialização estiveram presentes na reflexão. O lixo produzido no cotidiano e o seu destino correto foi a temática do 3° ano. Os alunos do 8° ano realizaram a distribuição de sacolinhas para por dentro do carro.
A importância de manter os rios limpos foi apresentado pelo 1° ano. Já os estudantes do 6° e 7° ano abordaram o desmatamento e os problemas ambientais ocasionados por esta ação. Na ocasião foram distribuídas mudas de plantas para a plateia.
A Escola de Educação Fundamental de Aguti ressaltou a necessidade de ter uma vida saudável. Os sinais de trânsito foram utilizados para indicar os hábitos praticados: sinal verdade para os hábitos saudáveis, sinal amarelo para os maus hábitos e sinal vermelho para emergência. Este último item refletiu a realidade da saúde no país.
A Escola de Ensino Fundamental Prefessor Francisco João Valle, trouxe seis pelotões separados pelas temáticas: Bandeira da Escola, Rainha e Princesa, crianças dos primeiros 1° anos portando balões coloridos representando a primavera, a fraternidade, a solidariedade, a justiça e a paz.
O terceiro grupo desfilou com trajes típicos da família real portuguesa na época da independência. A escola levou para rua, as manifestações pacíficas do Brasil nos últimas tempos, no que diz respeito à educação.
Cartazes sobre a Conferência Nacional da Educação apresentaram os dizeres: Qualidade na Educação, Federalização da Educação, Financiamento da Educação – 10% do PIB Nacional, Melhoria Salarial do piso salarial dos profissionais de educação, Aprovação do Plano Nacional Decenal de Educação, Gestão Democrática entre outros.
Os Conselhos Municipais foram representados por pais e professores, que deixaram o convite para que a comunidade participar mais ativamente destes órgãos. Os Grêmios Estudantis também foram lembrados, frisando a participação do estudantes no processo democrático dentro das instituições de ensino.
A Escola de Educação Básica Francisco Mazzola participou do desfile enfatizando o seu principal objetivo: educar para transformar a sociedade de forma qualitativa. Apresentou seu símbolo a sua contribuição para a comunidade neotrentina aos longo dos 66 anos de existência.
A revolucionária semana 1922 foi relembrada pelos estudantes. A artista Tarsila do Amaral e o cantor Heitor Vila Lobos foram homenageados durante o desfile. As manifestações populares como as “Diretas Já” e o manifestante de Bansky foram evidenciadas no desfile.
O evento também contou com a Fanfarra Municipal de Nova Trento – FAMUNT, a Banda Marcial da Escola de Educação Fundamental João Bayer Sobrinho e Fanfarra da Escola do Aguti, que homenagearam o maestro Reginaldo Bento Jovino, falecido em agosto deste ano.
Os cinco ônibus recebidos em 2013 através do PAR – Plano de Ações Articuladas do Governo Federal foram apresentados aos neotrentinos.
Os atletas neotrentinos foram representados pelas escolinhas de Futsal feminino e masculino da Comissão de Juventude de Esportes e Lazer – CMJEL de Nova Trento e pelos atletas da Associação Neotrentina de Taekondow, Academia Fuyang e Oficina do Corpo.
A fanfarra da Escola de Educação Básica Valter Vicente Gomes de Tijucas encerrou o desfile com uma bela apresentação.
Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento