Nova Trento sedia Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini recepcionou, nesta quinta-feira, 20 de junho, os prefeitos da região e os conselheiros para a 87ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional. A audiência aconteceu em Nova Trento, no Salão Paroquial São Virgílio, e contou com a presença da imprensa regional. O diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, Valdir Wilke foi quem presidiu a reunião, em função dos problemas de saúde do Secretário Regional, Jones Bosio. O deputado estadual, Jean Kuhlmann participou do encontro.

Na primeira pauta do dia, Wilke esclareceu algumas situações que a Secretaria Regional tem presenciado nos últimos tempos, especialmente em relação às críticas quanto a funcionalidade desta. O diretor geral apresentou uma série de projetos e ações desenvolvidos na região, que incrementaram a economia. Em seguida, trouxe para a reunião a informação de que as subvenções não passariam mais pelo Conselho, e que iriam direto para análise técnica da área concedente.

Os participantes da reunião começaram a se manifestar. O chefe de gabinete da Prefeitura de Brusque, no ato representando o Prefeito Paulo Eccel (que está na Alemanha), Cedenir Simon assinalou novamente seu posicionamento em relação às Secretarias Regionais. “A situação que está hoje, nos mostra que o Governo está tirando o poder das SDR's. Ao longo desses anos, elas perderam a função”, pontuou.

O Prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi e o Prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini também se posicionaram sobre a SDR e sugeriram que as Prefeituras deveriam receber melhor suporte técnico para a área de projetos.

Durante a reunião, foram lidos os projetos encaminhados pelos municípios de Nova Trento, São João Batista, Tijucas e Guabiruba. Boa parte destes deverá ser reencaminhado para as Secretarias Estaduais correspondentes, conforme explicado. Nova Trento tem hoje dois projetos: a realização de um inventário de Turismo (conforme especificações do Ministério do Turismo) e a aquisição de uma academia ao ar livre, para o bairro Besenello. O primeiro tem um custo de aproximadamente R$ 18 mil, e o segundo tem o valor de aproximadamente R$ 17 mil.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento