Mais de 300 crianças foram vacinadas no Dia D de vacinação contra a Poliomielite

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, 352 crianças foram vacinadas contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), apenas no sábado, 8 de junho, nos três postos de saúde (Centro, Trinta Réis e Claraíba). Até o momento, já foram vacinadas quase 70% do público alvo. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite iniciou no sábado (8) e segue até o dia 21 de junho, em todo o município.

Esta é a primeira etapa da Campanha, onde todas as crianças entre 6 meses e (menores de) 5 anos de idade devem receber as duas gotinhas, que evitam a paralisia infantil, causada pela infecção viral do polivírus. Para atender a todos, especialmente no interior do município, equipes de vacinação serão encaminhadas às localidades mais distantes. Nos dias 19 e 20 de junho, as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias recebem a vacina contra a poliomielite, conforme tabela abaixo:


19 de junho, quarta-feira

Pela manhã:

Reginaldo – às 8h

Rio Branco – às 8h30min

Capivara – às 9h

Alto Capivara – às 9h30min

Conquista – às 10h

Agutí – às 10h30min


À tarde:

Poço Bonito – às 13h

Cancelas – às 13h30min

Trombudo – às 14h

Rio Veado – às 14h30min


20 de junho, quinta-feira

Pela manhã:

Serraval – às 8h

Alto Pitanga – às 8h30min

Saudade Grande – às 9h

Pitanga – às 9h30min

Alto Lageado – às 10h

Lageado – às 10h30min


À tarde:

Bom Retiro – às 13h

Rio Bonito – às 13h30min

São Valentim – às 14h

Baixo Salto – às 14h30min

Alto Salto – às 15h

São Caetano – às 15h30min


Sobre a poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus), e a infecção se dá principalmente por via oral. Não existe tratamento para a doença. A vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira segura e sem contraindicações de se prevenir e erradicar a poliomielite em todo o mundo.


Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento