Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Cidasc realizam vacinação compulsória contra a raiva

A partir do dia 3 de junho, todos os bovinos devem receber a vacina contra a raiva, em Nova Trento. Esta semana, o médico veterinário da Prefeitura Municipal de Nova Trento, Sérgio Roberto Badinelli e a médica veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Marina Bolzani Saad detectaram focos de raiva, em bovinos, nas localidades de Baixo e Alto Capivara, no interior do município.

“A vacinação deve ocorrer em todas as localidades próximas ao foco. Primeiramente vamos vacinar nas propriedades da região do Alto Pitanga, Pitanga, Saudade Grande, Saudade Pequena e depois em outras localidades até chegar ao Baixo e Alto Capivara”, assinala a veterinária, Marina Bolzani Saad. O causador da raiva em animais é o morcego hematófago (sugador de sangue).

Neste momento, a Prefeitura Municipal de Nova Trento dará prioridade aos bovinos, devido à incidência nestes animais, mas a Cidasc recomenda que todos os produtores vacinem os outros animais também, como equinos, caprinos, ovinos, além dos cachorros e gatos. Já as galinhas, devem ficar presas em espaços com grades, uma vez que não podem ser vacinadas. “A raiva é uma doença que, uma vez contaminando os animais, fatalmente os levarão a morte, podendo contaminar os seres humanos, que terão o mesmo destino. A vacinação é extremamente importante”, explica o veterinário, Sérgio Roberto Badinelli.

Mais informações sobre estes casos e as medidas preventivas que podem ser tomadas com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e com a própria Cidasc, pelo telefone: (48) 3267-3217.


Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento