Conferência Municipal de Educação ocorre no dia 14 de maio e toda a população está convidada a participar

Todas as unidades de ensino do município de Nova Trento, incluindo a escola da rede estadual, participaram de atividades programadas para o “Dia da CONAE na Escola”, no dia 24 de abril, cujo objetivo era motivar os pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral para debateram os rumos da educação brasileira. Na próxima terça-feira, 14 de maio, toda a sociedade está convidada para participar da Conferência Municipal de Educação, que vai ocorrer na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni, das 8h às 11h30min, e das 13h30min às 17h. As propostas sobre a educação de Nova Trento serão encaminhadas para a Conferência a nível de Estado e, posteriormente, para a Conferência Nacional da Educação, planejada para 2014.

Neste ano, o tema central da CONAE 2014 é “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. As Escolas da Rede Municipal de Ensino e da Rede Estadual escolheram os eixos IV e VI (listados abaixo), que foram trabalhados durante a conferência nas escolas. Estes e outros temas serão novamente debatidos, desta vez a nível municipal.

Eixos da CONAE nas escolas:

I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;

II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;

III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;

IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;

V – Gestão democrática, participação popular e controle social;

VI – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;

VII- Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento