Campanha de vacinação contra Gripe é prorrogada até 10 de maio

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio, conforme informações do próprio Ministério da Saúde. A previsão era que a campanha terminasse na sexta-feira (26). A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário destaca que, no município, a vacinação quase atingiu a meta, que é de 80% do público-alvo, já na sexta-feira, dia 26 de abril. O prazo só se tornou maior porque em todo o país a vacinação não atingiu a metade do esperado, conforme dados do próprio Governo Federal.

Nova Trento recebeu elogios da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, pois praticamente todo o público alvo recebeu a vacina dentro do prazo determinado. Para aqueles que ainda não se vacinaram, os postos de saúde do município dispõem da vacina até o dia 10 de maio, para as seguintes pessoas: crianças menores de dois anos de idade, gestantes, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis (com atestado médico), e outras condições clínicas especiais.

Vírus influenza

A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Foram distribuídas, neste ano, 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde, segundo a Ministério da Saúde. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, número equivalente a 86,3% do público-alvo naquele ano. O índice superou a meta prevista, de 80% do público.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento