Vigilância Epidemiológica do município divulga Dia Mundial de Combate à Tuberculose

No próximo dia 24 de março, celebra-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, por meio da Vigilância Epidemiológica, atenta sobre a importância da prevenção desta doença, orientando a população sobre as questões de esclarecimento e tratamento deste mal, causado por um micro-organismo (Mycobacterium tuberculosis) conhecido como bacilo de Koch.

“Esta doença é transmitida de pessoa a pessoa através da tosse, fala e espirro, e está incluída na lista de prioridades do Ministério da Saúde. Em Santa Catarina, cerca de 70% dos casos de tuberculose estão entre a faixa etária de 20 e 50 anos, mostrando que a presença da transmissão ativa está na população jovem do Estado. Em Nova Trento, nos últimos 10 anos, foram notificados 38 casos de Tuberculose”, assinala a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Gabriela Santana Lemos.

Os principais sintomas da Tuberculose são tosse com escarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, suores noturnos, dor no peito, cansaço fácil e febre baixa no final da tarde. “O tratamento é simples, dura seis meses e a doença tem cura”, destaca a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município. Para mais informações ou em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento, ou pelo telefone: (48) 3267-3267

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento