Municípios começam a planejar Conferências de Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento, participou nesta terça-feira (5) em Brusque, de uma reunião promovida pela Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque. O encontro reuniu Secretários Municipais da região para tratar da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014.

Durante a reunião, presidida pela Coordenadora Estadual da Comissão de Mobilização e Divulgação da CONAE 2014, Darli Zunino, foram repassadas informações gerais sobre o objetivo da Conferência e de como organizar os eventos municipais para discussão de propostas e metas.

“A Conferência Nacional de Educação é um espaço de interlocução entre sociedade civil e poder público. É ainda, um espaço democrático para definição e acompanhamento das políticas públicas de educação adotadas em nosso município, no estado e também no país” – diz a Coordenadora.

Programada para o mês de fevereiro do ano que vem, a Conferência Nacional exige o cumprimento de uma série de etapas anteriores, que inclui a realização de conferências livres, seguidas de conferências municipais ou intermunicipais e logo depois, a conferência estadual, que prepara o estado para a conferência nacional com as propostas discutidas em todos os municípios catarinenses.

Além destas conferências, o Cronograma apresentado pela SDR também inclui o Dia da CONAE na Escola, algo já programado para acontecer em todos os municípios no dia 24 de abril deste ano.

“Neste dia a escola precisa trabalhar o tema da CONAE a partir de um ou mais eixos de discussão, buscando o envolvimento de todos os estudantes, pais, e professores” – afirma a Coordenadora.

A CONAE 2014 tem como tema principal: “O Plano Nacional da Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular; cooperação federativa e regime de colaboração”.

Logo após a explanação inicial, todos seguiram para o laboratório de informática da Escola Yvone Appel, onde foi realizado o encontro, para proceder ao cadastramento dos Secretários e assessores no site do FNE (Fórum Nacional da Educação). A partir deste credenciamento todos os responsáveis pela organização das conferências municipais poderão receber informações e participar das discussões sobre a educação no país.

Para mais informações acesse fne.mec.gov.br.

Texto e fotos: Karina Duarte Peixoto – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Tijucas