Programa Formação pela Escola módulo Controle Social inicia no dia 12 de março

Em novembro de 2010, Nova Trento formou a primeira turma do curso de formação continuada, através do Programa Formação pela Escola, cuja primeira etapa foi o Módulo de Competências Básicas. Em cada etapa, os participantes conhecem um pouco mais dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): como Programa Dinheiro Direto na Escola, Programas de Transporte Escolar, Programas do Livro, Programa de Alimentação Escolar – PNAE, FUNDEB, Controle Social, entre outros. O Programa Formação pela Escola em Nova Trento já formou duas turmas do módulo Competências Básicas, duas turmas do Módulo PNAE, uma turma do Módulo FUNDEB, duas turmas do Módulo PDDE e duas turmas do Módulo PLi. No dia 12 de março, terça-feira, inicia uma nova turma do módulo Controle Social, cujas inscrições encerram no dia cinco de março.

Segundo informações da Diretora de Ensino, Fabiana Marchiori, que atua como tutora do Programa Formação pela Escola em Nova Trento, o módulo Controle Social é muito importante para as pessoas que atuam junto às Associações de Pais e Professores (APP) de suas escolas, Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CME, FUNDEB e CAE), Conselhos Escolares (CE) e para toda comunidade em geral. O curso oferece conhecimentos sobre os recursos financiados do FUNDEB (aplicação e prestação de contas), o controle social no âmbito das políticas públicas para educação, atuação do conselho Cacs – Fundeb, acompanhamento e controle social do Pnate, PDDE, Pli e Conselho de Alimentação Escolar.

Para participar é necessário preencher uma ficha de inscrição, que pode ser obtida junto à Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Mais informações com a tutora pelos telefones (48) 3267-3220 ou 3267-3224, ou pelo e-mail: fabiana@novatrento.sc.gov.br.

Os cursos são totalmente gratuitos, com carga horária de 40 horas, realizado em aproximadamente 45 dias, com dois encontros presenciais. O cursista tem acesso ao curso através do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. O material disponível on line, consta de um módulo de estudo e um caderno de atividade. É exigindo 100% de frequência nos encontros presenciais e aprovação nas atividades realizadas à distância. Os cursistas também recebem certificação, ao concluírem as atividades. No processo de aprendizagem, todos têm o apoio da tutora nos encontros presenciais e em horários semanais.

Programa Formação pela Escola – Módulo Controle Social

Encontro Inicial: 12 de março, no horário das 18h30min às 22h30min, no Auditório da Casa da Cidadania.

Encontro Final: 23 de abril, no horário das 18h30min às 22h30min, no Auditório da Casa da Cidadania.

Inscrições: até o dia 5 de março, com preenchimento de ficha de inscrição e envio a tutora.

Mais informações: (48) 3267-3220 ou 3267-3224

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento