Vigilância Epidemiológica intensifica ações de prevenção para o Carnaval
A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário e a Vigilância Epidemiológica de Nova Trento visitaram 130 estabelecimentos, entre fábricas, lojas comerciais, postos de gasolina e supermercados de Nova Trento, nesta última semana. O objetivo foi promover ações em favor da saúde e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DST's, principalmente em função do Carnaval. Foram entregues preservativos e leques da Campanha deste ano.
“Lembrando que é nesta época que as ações de intensificam, porém, durante todo o ano temos a preocupação em relação ao aumento cada vez maior do número de pessoas portadoras de DST's, principalmente a população jovem. Estamos próximos ao Vale do Itajaí, onde encontrarmos o maior índice do vírus HIV de nosso Estado”, destaca a Enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Gabriela Santana Lemos.
Neste ano, a ONU apoiou o lançamento da campanha de prevenção a DST's e Aids do Ministério da Saúde, estimulando o uso de preservativo em todas as relações sexuais entre a população de 15 e 49 anos. A campanha teve como slogan: “A Vida é melhor sem Aids”. Com isso, o Ministério enfatizou que, apesar da existência de tratamento gratuito para Aids no Brasil e de ser possível viver com qualidade mesmo com vírus HIV, a Aids é uma doença séria que ainda não tem cura.
Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Fotos: Divulgação