Postos de Saúde são interligados pelo Sistema Municipal de Saúde

Desde o fim de 2010, o Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Nova Trento colocou em funcionamento o subprojeto Sistema Municipal de Saúde (Simus), que interliga todos as unidades sanitárias do município, com a concentração de informações num mesmo banco de dados. Desde sua instalação, a unidade de saúde do centro de Nova Trento tem utilizado a ferramenta para agendamento consultas. As demais unidades de saúde do município foram aderindo ao sistema, aos poucos.

É o caso da Unidade Sanitária Municipal Vereador Dorvalino Pereira, do Distrito de Claraíba. A Enfermeira Responsável, Fernanda Wisentainer adotou recentemente o Simus para agendamento de consultas. “Antes disso, o posto recebia mais de 50 pacientes, sendo que metade destes iam embora sem atendimento, pois o médico não conseguia consultar a todos. Hoje, agendamos em torno de 20 consultas por dia, reservando algumas vagas para pessoas que necessitam de atendimento imediato, quando apresentam dor, febre, diarreia”, assinala Fernanda. Já o sistema Sisreg, do Governo Estadual, também adotado pelos postos de saúde, faz agendamento de exames de sangue, eletrocardiograma, médicos especialistas, entre outros.

O método de agendamento pelo sistema municipal tem contribuído e, muito, para a qualidade no atendimento dos postos de saúde de todo o município – inclusive no Distrito de Agutí, localizado a mais de 40 quilômetros do centro. Lembrando que casos de urgência e emergência (situações mais graves) ficam restritas ao Hospital Imaculada Conceição, do centro de Nova Trento.

Segundo o responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal, Emerson Casas Salvador, o Sistema Municipal de Saúde é uma grande ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, pois através dele pode-se obter informações precisas dos atendimentos prestados. “Por exemplo, saber se há uma demanda muito grande de atendimento com médico pediatra, ou dermatologista”, explica Salvador.


Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento