Fé mobiliza dezenas de devotos a participar da 2ª Peregrinação Interna “Caminho Santa Paulina”

No último sábado, 11 de agosto, dezenas de devotos participaram da “Missa do Envio”, que ocorreu na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vígolo, preparando os peregrinos para a “missão da peregrinação”. O evento está agendado para este sábado, 18 de agosto, com início às 6 horas da manhã, na Igreja Matriz São Virgílio, Centro de Nova Trento. O percurso é de aproximadamente 28 quilômetros, perpassando diversas capelas do município neotrentino.

Segundo a Diretora Geral do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha, que está coordenando a 2ª Peregrinação Interna “Caminho Santa Paulina”, juntamente com o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Eluísio Antonio Voltolini, e uma equipe de voluntários de Itajaí (SC) – formada por Sandra, Salete, Livãne e Dr. Mauro Knol, os fieis receberam uma bênção especial com água benta, ofertada por Padre João Schneider, durante a celebração do envio. Além disso, durante à tarde, os peregrinos participaram de um treino, que partiu da Igreja Matriz de Nova Trento e seguiu até o Oratório de Santo Antonin.

Para Irmã Maria Adelina, a fé é o principal “ingrediente” de uma peregrinação. “O peregrino vem com o objetivo da fé e, em segundo lugar, com a disposição para caminhar. A peregrinação tem como significado o caminho da nossa vida, do ser humano na terra, cujo objetivo final é chegar a Deus”, assinala. Outros significados e objetivos de uma peregrinação são o contato com a natureza – os pés que tocam o chão; os laços de amizade criados durante o trajeto; a penitência e a oração, juntamente com o lazer do convívio e a parte espiritual, com o testemunho de fé por onde passam. “E é um costume muito antigo peregrinar. Jesus também realizou diversas peregrinações”, finaliza Irmã Maria Adelina.

As inscrições da 2ª Peregrinação Interna continuam abertas até esta quinta-feira, 16 de agosto, na CDL de Nova Trento e no Santuário Santa Paulina.