Descendentes trentinos-italianos de diversos Estados participaram dos Jogos dos Jovens Trentinos Brasileiros

Mais de 300 jovens de descendência trentino-italiana dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais marcaram presença na 5ª edição dos Giochi dei Giovani Trentini Brasiliani (Jogos dos Jovens Trentinos Brasileiros), que ocorreu nos dias 4 e 5 de agosto, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini, durante a XX Incanto Trentino, em Nova Trento. A abertura dos Jogos, que ocorreu na tarde de sábado (4), contou com a presença do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, da Presidente da Federação dos Circolos Trentinos do Brasil, Iracema Moser Cani, do Presidente do Circolo Trentino de Nova Trento, Rino Montibeller, demais presidentes e representantes dos Circolos Trentinos presentes no evento, além da grande comissão organizadora.

O evento contou ainda com a presença da rainha da XX Incanto Trentino/Circolo Trentino, Daiana Maiara Daltroso e da Princesa, Estefani Isaura Cucco. O Coro CITAVI – Coro dos Imigrantes Trentinos do Alto Vale do Itajaí, que reúne integrantes de diversas cidades trentino-italianas, como Rio dos Cedros, Rio do Oeste, Rodeio, Salete, entre outras, emocionou a todos ao cantar o Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Itália e o Hino al Trentino. Posteriormente, iniciou-se as competições, com jogos envolvendo conhecimento sobre a cultura trentina, além de jogos interativos, como a mora, briscola, truco, entre outros. Foram 10 equipes, cada qual com uma cor diferente e sendo representante de uma cidade trentina.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento