Comissão Organizadora convida toda população para a abertura do V Giochi Trentini neste sábado

A comissão organizadora da 5ª edição dos Giochi dei Giovani Trentini Brasiliani, já esteve diversas vezes em Nova Trento para organizar os detalhes dos jogos que movimentarão Nova Trento durante a XX Incanto Trentino. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de agosto, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini. A comissão organizadora convida toda população neotrentina para a abertura do V Giochi Trentini, que ocorre às 14 horas deste sábado, e contará com a apresentação do Coro CITAVI – Coro dos Imigrantes Trentinos do Alto Vale do Itajaí.

Até hoje já foram realizadas quatro edições dos jogos, nas cidades de Blumenau, Rio do Oeste, Rio dos Cedros e Rodeio, nos anos de 2005, 2006, 2008 e 2010, respectivamente. Para Nova Trento, será uma honra sediar o V Giochi Trentini, já que a participação dos neotrentinos sempre foi bastante expressiva. De acordo com informações da coordenação do Gruppo Giovani Trentini Brasiliani, mais de 300 pessoas participarão dos jogos, sendo todos integrantes dos Circolos Trentinos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. “Já estão confirmados os Circolos Trentinos de Piracicaba (SP), Vitória e Venda Nova do Imigrante (ES). A expectativa é que seja o maior Giochi Trentini até hoje realizado. Esta é a oportunidade de reunir a comunidade trentina do Brasil, para uma forte integração, amizade e, assim, difundir a cultura, através da prática de jogos como a mora, bocha, truco, entre outros”, informam os organizadores.

Nos jogos que serão realizados em Nova Trento, as equipes terão nomes de cidades trentinas. A previsão é que sejam 10 equipes, sendo que cada uma recebe camisetas de cores diferentes e o nome de uma cidade trentina. Devido ao grande número de participantes que estará concentrado em Nova Trento, o Circolo Trentino local precisou buscar parcerias para a hospedagem da comissão organizadora e dos participantes. O Seminário de Azambuja, em Brusque, foi o mais adequado, pois possui um grande espaço para alojamento.

Confira abaixo a programação do V Giochi dei Giovani Trentini Brasiliani:

Sábado (4 Agosto):

14h – Apresentação em Nova Trento e organização das equipes.

14h30min – Abertura

15h – 17h – Início dos Giochi Trentini

17h – 17h30min – Intervalo para lanche

17h30min – Retomada das atividades e resultados das ações sociais

18h – 18h30min – Quis Trentino

19h30min – Jantar na Festa Incanto Trentino

Noite Livre

Domingo (5 Agosto):

08h – Café-da-manhã.

09h – Boccia, Briscola, Scopa, Truco e Mora.

10h30min – Participação no Desfile Artístico Cultural da XX Incanto Trentino

11h30min – Giochi Trentini – Prova entre Circolos

13h – Encerramento dos Giochi Trentini e premiação. Almoço na Festa Incanto Trentino.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento