XX Incanto Trentino terá mais de 1.800 metros quadrados de área coberta

A XX Incanto Trentino, a Festa das Tradições Trentino-Italianas, que ocorre nos dias 3, 4 e 5 de agosto contará com uma grande estrutura montada na Praça del Comune, centro de Nova Trento. Da mesma forma que nos demais anos, a festa terá uma ampla área coberta: serão 1.800 metros quadrados de infraestrutura, sendo que 600 metros quadrados são somente do pavilhão principal. Além disso, haverá uma ampla área de tablado, para que os neotrentinos e visitantes possam dançar nos três dias de festa.

Em torno de toda a Praça del Comune, a Prefeitura Municipal está providenciando as estruturas com pirâmides cobertas, onde funcionará a Praça de Alimentação, com comercialização de produtos coloniais, comidas típicas, petiscos, pastéis, crepes, bebidas, entre outros. A festa também contará com um parque de diversões para as crianças e Cinema 6D. Em todos os espaços, muitas mesas e cadeiras, para que a população e os turistas se sintam à vontade. Ao prever a participação de um grande público na festa, a comissão organizadora optou por disponibilizar banheiros químicos, que estarão dispostos próximos à antiga Telesc. Em função disso, os acessos dos neotrentinos e visitantes à festa ocorrerá somente pela rua Santo Inácio.

Gastronomia típica

No Salão Paroquial São Virgílio funcionará o restaurante com comida típica, este ano a cargo da mesma empresa que comercializa na Festitália, em Blumenau, e Felicità, em Brusque. Será servido buffet, com diversas opções de pratos, com cardápio variado todos os dias. Também no Salão Paroquial, no espaço onde funcionava o antigo Jardim de Infância Padre Rossi, o Grupo de Idosos do centro de Nova Trento comercializará o tradicional café com cucas.

Na parte externa, junto à Praça de Alimentação em frente à Prefeitura, a Associação Neotrentina do Turismo (Neotur) retorna à festa com os pratos típicos, com o já conhecido “Piato Nostrano”. Uma opção para os turistas que gostam e apreciam a culinária típica local. A APAE de Nova Trento também confirma presença na festa, com a comercialização de crepe, pastel, quentão, entre outros produtos. Outro espaço bastante apreciado será o da Coopertrento, de Nova Trento, a Cooperativa Descentralizada da Agricultura Familiar. Os agricultores do município e da região venderão produtos orgânicos, como hortaliças, além de conservas, sucos naturais, vinhos e outros produtos coloniais.

Além disso, as Vinícolas neotrentinas estarão presentes durante toda a festa: Vinícola Neotrentina, Vinícola Bela Vista e Vinícola Girola, que farão a venda vinhos e derivados.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento