Confira a programação musical da XX Incanto Trentino
A população neotrentina e os visitantes estão na contagem regressiva para a XX Incanto Trentino – A Festa das Tradições Trentino-Italianas, que inicia na próxima sexta-feira, 3 de agosto e segue até domingo, 5 de agosto, na Praça del Comune, centro de Nova Trento. Destaque este ano para o Gruppo Musicale Roba da Ciodi, de Nova Veneza (SC), que traz músicas italianas dançantes, além do Coro CITAVI, de Rio do Oeste, com mais de 25 integrantes descendentes de trentino-italianos. Confira abaixo as principais atrações, com os respectivos históricos de cada grupo.
Família Paganini
Ulisses Paganini, músico há mais de 30 anos, tinha um sonho quando se casou: constituir uma família e ter “muitos” filhos para formar um grupo musical. Mal imaginava que com apenas três, tornaria seu sonho realidade. Ulisses foi quem repassou seu conhecimento em música para seus filhos: Giovani, Cristiano e Aline, desde que eram crianças, tornando-os músicos. Depois disso, em meados de 2004, um sonho ainda mais audacioso tirava o sono da família. Decidiram se mudar para a Europa, onde aprenderam muito da cultura italiana e aprimoraram seus conhecimentos em música. Descendentes e com dupla-cidadania italiana, retornaram ao Brasil com a finalidade de formar o grupo e tornar realidade o projeto tão sonhado pelo pai Ulisses. Em 2007, nasce o grupo especializado em música italiana: Família Paganini, que já se apresenta em várias regiões do país, encantando seu público e sempre procurando resgatar a cultura italiana, tão presente em nosso cotidiano. Família Paganini se apresenta na sexta-feira, 3 de agosto.
Itália Nostra
O grupo Itália Nostra apresenta músicas dançantes do repertório italiano e sertanejo, sendo formado por quatro componentes – três homens e uma mulher. A banda já se apresentou em Nova Trento, anos atrás, em jantares promovidos pelo Circolo Trentino de Nova Trento. Na Incanto Trentino, marca presença desde 2009, nas tardes dançantes de sábado. O grupo se apresenta na tarde de sábado, 4 de agosto, animando os grupos de idosos que confirmaram presença na festa.
Coro Citavi
O Coro CITAVI – Coro dos Imigrantes Trentinos do Alto Vale do Itajaí foi fundado em 30 de novembro de 2001, constituído para ser o representante do Coro Valbronzale, de Ospedaleto, Trento/Itália, em todo o Mercosul, com o qual mantem uma relação de intenso intercâmbio e colaboração, firmado na data de sua fundação. Tem sua sede na cidade de Rio do Oeste (SC) e dele fazem parte cantores dos municípios de Rio do Oeste, Rio do Sul, Laurentino, Taió e Salete.
A principal finalidade do coro é cultivar e salvaguardar a tradição trentina dos emigrantes que se instalaram no Alto Vale do Itajaí. Seu repertório é composto de canções italianas e do folclore dos alpes, principalmente da região de Trento. São 25 integrantes, com formação vocal de 1º e 2º tenores, barítonos e baixos. Sua característica é de Coro Alpino, com vozes exclusivamente masculinas. A direção fica a cargo de Antônio Marchi, e a regência de Nilo Sezerino. Na XX Incanto Trentino, o Coro Citavi anima a missa das 18h30min, sábado à noite. Este se apresenta também na abertura do V Giochi dei Giovani Trentini Brasiliani, no sábado à tarde, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini.
Gruppo Musicale Roba da Ciodi
O grupo nasceu em 2004 com o projeto de manter viva a cultura italiana, juntamente com a vontade de tocar músicas folclóricas. O nome “Roba da Ciodi” surgiu devido a uma expressão muito utilizada antigamente pelos imigrantes. Em português seria algo semelhante a “Coisa de louco”. O Gruppo se apresenta em turnês por todo o Brasil e já cumpriu agenda na Itália, durante os meses de julho e agosto de 2011. Atualmente o Gruppo Musicale Roba da Ciodi é composto por dez integrantes: com Rafael Margotti na bateria; João Ronconi no baixo; Rafael Marangoni, no violão; Agenor Dondossola, na gaita, Bruna Barchinski, Mariangela Ghislandi; Angelamariana Ghislandi, Natalia Ronvalis, Josi Spilere e Aldenir Marangoni no vocal. Roba da Ciodi se apresenta na XX Incanto Trentino no sábado à noite e no domingo pela manhã, durante e após o Desfile Cultural.
Banda Estágio Decisivo
A banda neotrentina Estágio Decisivo possui identidade musical própria e bem particular, calcada na ideia de fazer um rock autêntico e ao mesmo tempo agradável a todos os públicos. Fundada em 2006, na cidade de Nova Trento-SC, a Estágio Decisivo vem buscando como diferencial a apresentação de um repertório formado por músicas Pop, sem abrir mão da qualidade das canções, sendo influenciada por grandes nomes da música como Queen, Paralamas do Sucesso, Elvis, Cazuza, entre outros. A Estágio Decisivo é: Abiran – Voz, Violão, Escaleta, Teclados; Anaxi – Baixo e Vocais; Ricardo Boso – Bateria e Vocais; Micael Graciki – Violões e Guitarras e Vocais; Anderson Gustavo Gandin – Teclados e Vocais. A banda se apresenta na noite de sábado, 4 de agosto, comemorando seus 6 anos de formação.
Cantor Gabriel Reis
Gabriel Reis nasceu no interior de Santa Catarina, na cidade de Campo Erê, filho de um homem simples, que trabalhava na roça e que sempre sonhou em ver seus filhos cantando. Gabriel tinha como companheiro seu irmão, com quem formou uma dupla aos 16 anos de idade, chamada “Maicon e Gilson”. Ao chegarem à capital paulista, na tentativa de conquistarem espaço e reconhecimento, os meninos passaram por várias dificuldades. Sem expectativas, os dois irmãos foram tentar a vida em Cotia – SP, onde trabalharam duro por um ano, em trabalho braçal durante o dia e, à noite, tocavam em festas de aniversários e formaturas. Maicon e Gilson conseguiram gravar o primeiro CD com a ajuda do produtor César Augusto, tendo como participação na música “Vai dar tudo certo”, a dupla Zezé di Camargo e Luciano. Em 2005, Gabriel decide seguir carreira solo em Florianópolis – SC. Hoje, com mais de cinco anos de carreira, traz em sua bagagem dois Cds e um DVD gravado ao vivo. Seu último álbum foi lançado em 2008, produzido por Arnaldo Saccomani, um dos maiores produtores musicais da atualidade, e com o sucesso da música “Nasci só pra te amar”, ficou conhecido em todas as rádios do Brasil. Gabriel canta pela segunda vez em Nova Trento no sábado, 4 de agosto.
Grupo Le Bambine
A Escola de Dança Le Bambine foi formada no ano de 2010, em Nova Trento, por um grupo de mães (Cheila, Roselange, Elizangela, Viviane, Márcia e Daiana), com o objetivo de dar às suas filhas diversão, cultura e lazer. Este grupo de mães dirigiu a Escola durante um ano e seis meses, com média de 100 alunas matriculadas. Hoje a Escola é dirigida pela professora Karla Peixoto, que possui vasta experiência em ballet e dança contemporânea. Na Festa Incanto Trentino o grupo fará uma homenagem ao município de Nova Trento, no sábado, 4 de agosto.
Gruppo Folk Nea Tridentum e Gruppo I Pargoleti
O Gruppo Folk Nea Tridentum destaca-se por apresentar a genuína dança trentina, especialmente as danças tradicionais da cidade de Castello Tesino, do Trentino Alto Ádige, Itália. O grupo neotrentino, formado em 2004, e lançado oficialmente em maio de 2005, é um dos únicos do Brasil com este perfil. Por sua vez, o Gruppo I Pargoleti é formado por neotrentinos amantes das antigas canções entoadas na cidade. Este destaca-se por resgatar essas canções, que antes não tinham registro. Ambos os grupos se apresentam na tarde de domingo, 5 de agosto.
Dupla Adriano e Marcionei
A dupla sertaneja é popularmente conhecida no Vale do Rio Tijucas, marcando presença em diversas festas em São João Batista, Canelinha e Tijucas. A dupla se apresenta pela terceira vez consecutiva na Incanto Trentino, animando os participantes no domingo à tarde, 5 de agosto.
César Santoro (César e Banda)
Desde o sete anos, o garoto Sérgio Petermann, graças a um erro de cartório, passou a usar um pseudônimo, César, quando ganhou seu primeiro violão e iniciou seus estudos com Raulino Kormann. Após alguns anos, foi criada a dupla César e Marino, que em 1996 lançou seu primeiro CD, produzido por João Miranda e pelo maestro Adeildo Lopez. Devido a falta de apoios culturais e de espaço na mídia nacional, não obteve maior divulgação. Mesmo assim, anos depois, no ano 2000, lança seu segundo CD, ainda com seu parceiro Marino, num dos melhores estúdios do país. Em janeiro de 2005, César iniciou seu trabalho como cantor solo, tendo já um CD gravado, intitulado “Batidão Sertanejo”, uma mistura de sertanejo dançante, romântico e universitário. Faz shows acompanhado por sua banda, com repertório versátil, para vários gostos. Seu próximo projeto é gravar CD e DVD ao vivo. César Santoro se apresenta no domingo, 5 de agosto.
Texto : Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Fotos: Divulgação