Nova Trento sedia 5ª etapa do Campeonato Catarinense de Downhill nos dias 21 e 22 de julho

Por ter uma das pistas mais competitivas do Estado de Santa Catarina, a Federação Catarinense de Mountain Bike (FCMTB), com o apoio de diversas empresas patrocinadoras, realiza nos dias 21 e 22 de julho a 5ª etapa do Campeonato Catarinense de Downhill, no Morro da Cruz, em Nova Trento. Pilotos de diversos Estados brasileiros já garantiram presença na competição, conforme informações do ex-piloto, Hendrick Gandin Constante, que está organizando o evento em Nova Trento. A Prefeitura Municipal de Nova Trento auxiliará na logística e na divulgação, contando com o apoio da Secretaria de Transportes e Obras.

“Na verdade, nossa intenção era de não fazer mais o Campeonato aqui. Mas, me comovi com os inúmeros pedidos de pilotos que pediram pela competição no Morro da Cruz”, explica Hendrick Gandin Constante. Diferente dos demais anos, a recepção dos atletas e a comercialização de bebidas e alimentos será feita na chegada dos atletas, ou seja, na localidade do Morro da Onça, ao final da pista de 1.700 metros, no terreno em frente ao morador Jacerli Battisti.

A etapa em Nova Trento conta com patrocínios de diversas empresas neotrentinas, entre elas Orsi Academia, Pousada e Cantina Italiana, Ruberti Molduras, entre outros parceiros. Segundo Hendrick Gandin Constante, a pista de Nova Trento é bastante elogiada por todos os participantes. “A pista é considerada a de maior nível técnico do Estado, e até do país. Os obstáculos são naturais, com raízes e pedras, o que é ainda mais admirável”, explica o ex-piloto neotrentino.

Sobre o Downhill

Downhill é uma modalidade de Mountain Bike que consiste em descer, o mais rápido possível, um dado percurso, principalmente montanhas. A modalidade de mountain bike, nasceu na Califórnia, na segunda metade da década de 1970. Em Portugal, a modalidade teve origem em Porto de Mós (Leiria), e desde então tem se expandido por todo o país. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo. Para isso eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e freios mais potentes.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Divulgação/Hendrick Gandin Constante